Friday, March 18, 2005

Misc Misc Misc

  • A amazon lançou a tecnologia OpenSearch na sua engine a9.com. Funciona como um agregador de mecanismos de busca, semelhante aos agregadores de RSS. Qualquer desenvolvedor pode definir um sistema de busca escrevendo um documento xml (vagamente análogo a um WSDL) e expondo os resultados no formato OpenSearch RSS. O protocolo de comunicação é simplesmente uma chamada à uma URL definida (HTTP GET), inserindo os parâmetros de busca nos lugares apropriados. Ou seja, o a9.com é um consumidor de Web-Services REST. Outra boa escolha foi basear o formato dos resultados no RSS, assim todo o corpo de software existente para lidar com blogs pode trabalhar com o OpenSearch.
  • O Google lançou um site para os seus projetos open source. No momento tem pouca coisa disponível: umas bibliotecas em Python e C++ e umas ferramentas de programação. Isso pode ser o embrião de um envolvimento maior do pessoal incrivelmente qualificado que trabalha no googleplex com software de código aberto. Mas hoje parece apenas uma resposta às críticas recentes que o Google aproveita muito software livre e não retribui nada (se ele é um serviço, não redistribui nada, e portanto é imune às partes contagiosas da GPL). Time will tell.
  • A Sun (sun research) está desenvolvendo uma linguagem focada em computação científica e de alto desempenho chamada Fortress. Leia-se Fortran do século 21 para supercomputadores. O pai da criança é o Guy Steele, um dos criadores das linguagens Java e Scheme.
  • Não costumo falar muito de eLearning, que é o foco do meu trabalho atual. Mas ler este artigo é imprescindível para quem tem algum interesse na área.

1 comment:

opbest said...



I was curious if you ever considered changing the layout of your site? Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
Youve got an awful lot of text for only having one or two pictures. Maybe you could space it out bette

My web site - 강남안마

(freaky)