Monday, April 03, 2006

Holismo

Às vezes acontece de uma boa palavra ser coagida a defender idéias ruins. Estou pensando no caso da palavra "holismo", figurinha comum nos lábios de charlatões e enganadores. Apesar disso, é esclarecedora a idéia, que remonta a Aristóteles, de que um sistema pode ser melhor compreendido como um todo do que como a soma de suas partes.

Uns meses atrás eu resolvi descobrir o que Extreme Programming tem de tão especial e comprei o livro canônico: Extreme Programming Explained, do Kent Beck, pai da criança. É um livro bastante persuasivo, repleto de argumentos incisivos. Um dos que mais me chamaram a atenção foi a idéia de que a otimização de cada etapa de um processo de produção não leva, necessariamente, à otimização do processo inteiro. Esse argumento é aplicado à engenharia de software para apoiar a tese de que uma abordagem metodológica baseada em ciclos curtos produzindo resultados úteis, mas "incompletos", é superior à tradicional visão do processo como uma sucessão de longas fases, cada uma gerando montes de "artefatos". Podemos encarar o ponto de vista dos xispeiros como uma aplicação do princípio do holismo ao desenvolvimento de software.

Também é possível enxergar o holismo em outro membro da família desajustada que é a ciência da computação. O princípio end-to-end, do qual já tratei por aqui, é claramente uma defesa da otimização global de sistemas no âmbito da arquitetura de software.

Eu comecei a pensar essa bobajada toda quando estava discutindo com um amigo sobre a eficiência de aplicações web. Ele afirmou que vale a pena recorrer à técnicas extremas para atingir o propósito de maximizar a performance de uma aplicação web, visto que quanto mais um harware for aproveitado, menor é o custo para servir o mesmo número de usuários (ou "maior é o número de usuários que podem ser servidos por um mesmo hardware", se você é do tipo gosta de entender as coisas ao contrário). Meu amigo chegou a defender que é válido escrever sites web como dlls ISAPI em C++... O raciocínio dele está formalmente correto, mas as considerações econômicas são mais amplas que uma minimização simples de função de custo. Se tratamos de uma situação competitiva, a capacidade de reagir rápido aos avanços da concorrência é vital. No caso de desenvolvimento de software interno, a pressão competitiva é indireta, se manifestando nos famosos requerimentos mutantes que forçam a evolução constante e eterna da funcionalidade das aplicações.

1 comment:

Benny said...

Through 1947 onwards, annually following the tag heuer replica uk release associated with Tudor, the actual protect progressively vanished in the logo design, henceforth replica watches sale of just the organization title and also the flower. Within 1948, the very first ads focused on Tudor had been released. The actual manufacturer had been obviously related to rolex replica each within the textual content as well as within the logo design, as the duplicate stressed the actual appearance, chronometric accuracy, as well as waterproofness associated with rolex replica sale. This really is just about all really fascinating for all those fascinated with the actual histories associated with view manufacturers, however Wilsdorf's causes of creating another manufacturer together with rolex replica tend to be exactly what genuinely issue as well as exactly what impact the way the 2 manufacturers are situated these days, a few seventy many years later on. Tudor estimates Wilsdorf within stating "For a few many years right now, I've been thinking about the thought of rolex replica uk a view our brokers might market in a much more moderate cost compared to the watches.