Sunday, January 01, 2006

Organizando a informação

O primeiro post real desse blog, há quase um ano, foi sobre o desperdício que é a produção de grande parte de toda informação digital em formas não estruturadas. Aparentemente, eu não sou o único a enxergar nisso um problema. Avi Briant, mais conhecido como o criador do framework Seaside, também reconheceu o problema, arregaçou as mangas e pôs-se a trabalhar numa solução. Como um bom empreendedor, materializou sua idéia como um produto, agora em fase de testes fechada, chamado Dabble-DB. É difícil explicar o conceito e peço ao leitor que assista ao vídeo de uma demonstração para entender melhor, mas podemos descrevê-lo como um banco de dados estruturado incrementalmente que se apresenta na forma de uma aplicação web. Um usuário interage com o dabble informando somente os dados que precisa para completar a tarefa imediata, e o esquema estrutural do banco vai evoluindo aos poucos, paulatinamente ampliando sua abrangência.

Duas curiosidades técnicas: o dabble é escrito em smalltalk/seaside e o gerenciamento dos dados consiste em manter os bancos inteiros dos usuários ativos em memória, o que me lembra o discreto projeto zeppelin do Tim Bray(sun).

Vou parar por aqui e continuar o assunto nos próximos posts. É uma tentativa de reavivar um pouco mais esse blog moribundo.

No comments: