Monday, February 27, 2006

Clássicos II

Prosseguindo com a série de posts sobre artigos clássicos da computação, avançamos duas décadas a partir do End-to-end Arguments, para chegar à OOPSLA 98. Se o leitor considera um paper publicado em 98 recente demais para ser considerado um verdadeiro clássico, fique tranquilo que o autor é Guy Steele. Co-autor da especificação da linguagem Java, chairman do comitê de padronização do Common Lisp, co-criador do Emacs e autor da linguagem Scheme, ele é um dos pesquisadores mais importantes na área.

O clássico desta vez é Growing a Language, texto de uma palestra apresentando uma abordagem evolucionária para o projeto de linguagens de programação. Steele defende a tese de que novas linguagens devem ser conceptualizadas como um pequeno núcleo de primitivas a ser extendido transparentemente pelos usuários. Com o tempo a linguagem cresce através das adições da comunidade, em um modelo muito similar ao dos projetos de software de código aberto. Sua argumentação é feita ressaltando especialmente os aspectos sociais da adoção de linguagens de programação, sugerindo vários pontos em comum com a literatura de metodologias ágeis de programação (design incremental) e patterns (descrições contextualizadas de abstrações). Uma menção importante é feita ao artigo Worse Is Better, do Richard Gabriel, que está na minha fila de clássicos. O artigo não aborda diretamente a motivação estética para linguagens inerentemente extensíveis, provavelmente com bons motivos.

"Growing a Language" também lembra um assunto que está, tipo assim, super na moda: as Domain Specific Languages (DSLs). A idéia básica é tratar parte do projeto de software como projeto de uma linguagem versando sobre o domínio da aplicação. A partir daí existem várias interpretações: tem quem defenda que usuários finais, especialistas no negócio, sejam responsáveis por editar as DSLs para acompanhar mudanças no ambiente; outros pensam que , de alguma maneira, todo desenvolvimento de software é a criação de DSLs; outros ainda acreditam que as DSLs são melhor expressadas como linguagens gráficas de modelagem. E os programadores de Lisp dizem, como sempre, que já fazem esse tipo de coisa há décadas de maneira muito mais elegante e não entendem todo o fuss atual. O texto do Steele o situa entre aqueles que enxergam todo projeto de sofware como projeto de DSL, e ele defende que a linguagem de programação básica seja criada tendo isto em mente.

Tudo isso é muito importante, mas o texto do paper também é imperdível por seu genial desenvolvimento metacircular. Não entendeu? RTFA.

2 comments:

Benny said...

By comparison, sapphire deposits are incredibly rolex replica sale as well as usually won't the begining unless of course in touch with the gemstone or even likewise difficult material. A component concerning the replica watches that substantially aids this particular prevent every day destruction could be the add-on from the sapphire really. Although polymer bonded debris are usually a smaller amount susceptible to chipping in addition to shattering, they are greatly a smaller amount damage evidence when compared with their very own fake watches counterparts. Even though placed on together with serious remedy, polymer bonded debris might develop little signifies in addition to scratches as time passes, and may ultimately need to be transformed. In comparison, sapphire replica watches sale tend to be extremely hard in addition to generally will not damage replica watches sale if touching the actual gem as well as similarly hard materials.

opbest said...


This site contains a lot of really good information. Lots of useful inaformation.
I'll add it to my bookmarks and stop by often. Maybe other visitors will think the same way as me.
I hope you have a nice day today. Oh, it would be nice to visit our site and receive useful information.

Feel free to surf to my page - 휴게텔

(freaky)